Protótipos tecnológicos vêm sendo desenvolvidos por empresas na tentativa de automatizar as atividades no campo e ampliar a competitividade do setor
Lavoura em Mato Grosso — Foto: Andre Romeu/Secom-MT
Inteligência artificial, drones, softwares, são algumas das tendências que são utilizadas atualmente para a transformação da agricultura.
Pesquisas e protótipos de tecnologias vêm sendo desenvolvidos por empresas e instituições na tentativa de automatizar as atividades no campo e ampliar a competitividade do setor, com a redução de custos e de tempo.
O G1 conversou com o Otávio Celidônio, coordenador do AgriHub, espaço destinado a inovação e tecnologia de MT, e ele explicou as vantagens de utilizar a tecnologia no agronegócio.
Conheça algumas das vantagens:
Redução do tempo gasto com as atividades
O coordenador explica que, antigamente, caso o produtor quisesse fazer agricultura de precisão, precisaria coletar solos, mapa, cruzar os mapas de vegetação com solos e outras séries informações e, a partir disso, fazer análises de forma manual.
“Atualmente, existem plataformas que fazem isso de forma automatizadas e em questão de minutos.” destaca Otávio. Ele explica que isso impacta também no aumento da produtividade.
Produtor rural monitora drone em lavoura — Foto: Ianara Garcia/ TVCA
Maior precisão nas operações agrícolas
De acordo com Otávio Celidônio, coordenador do AgriHub, espaço destinado a inovação e tecnologia de MT, o uso dos aparatos tecnológicos no agronegócio diminuiu o tempo de tomada de decisão no campo.
Ele explica que para cada processo – manejo, plantação, controle de pragas, venda – o produtor tem novas ferramentas que o auxiliam a conseguir o melhor resultado de forma mais precisa e que isso
Plataforma monitora e envia dados em tempo real para os operadores de maquinário agrícola e os produtores, permitindo o acompanhamento virtual do plantio, pulverização e colheita — Foto: Anderson Viegas/G1 MS
Reduz custos e aumenta o lucro
Atualmente, plataformas auxiliam o produtor em todos os processos de forma automatizadas. “Hoje é possível saber, através de algoritmos, a previsão climática, os melhores sensores, o momento ideal para fazer a pulverização ou até se é necessário antecipar colheita, tudo por plataformas digitais.”, explica Otávio.
Ele esclarece que essas possibilidades reduzem custos na produção.
Uso de maquinário de qualidade e controle minucioso da pulverização se tornaram estratégicos para a agricultura — Foto: Divulgação
“Um exemplo é a decisão sobre pulverização. Uma plataforma pode informar que o procedimento agendado para uma hora específica deve ser feito mais tarde por causa das condições climáticas previstas. Se fosse feito antes, o processo seria perdido pela chuva e o gasto iria ser desperdiçado, já que o processo teria que ser refeito.” aponta.
Ele conclui que, dessa forma, o trabalho vai ser feito na hora certa e os custos serão reduzidos, aumentando assim a lucratividade.
Melhor gestão agrícola da propriedade
Além disso, a tecnologia auxilia os produtores a fazerem negócio de forma mais precisa. Hoje, há a gestão de comércio e gestão das próprias fazendas sendo auxiliadas por plataformas e aplicativos digitais, que ajudam o produtor a cuidar das finanças de acordo com o mercado local.